Excesso de superego!

Tem gente que tem pouco… e tem quem tem muito essa coisa maldita chamada culpa! Está tudo bem. Estamos tendo um dia agradável no trabalho. Na verdade, conseguimos fazer coisas incríveis. Aí… ele ataca! Aparece em forma de pensamentos do estilo: “”meu pretê vai sumir””, “”um parente amado vai morrer””.
Isso surge do nada e a gente nem desconfia de cara que é ELE: o nosso maldito superego nos atacando de novo. Culpa, meninas. Por que será que sofremos tanto desse mal? Pelo o que eu pude entender de psicanálise de fazendo uma análise 02 neuronio de Freud eu concluí que:
Tem gente que não tem superego, o que é péssimo. Eles podem fazer coisas horríveis tipo matar uma pessoa ou partir o coração de moças impiedosamente.
Tem gente que não tem superego, mas tem um ego enorme. Essas são tipo as piores pessoas do universo. Partem o nosso coração em pedacinhos bem pequenos e ainda se acham os maiorais por isso. Nunca estão errados. O mundo os persegue. Já me envolvi com um desses. Foi horrível. Hoje fujo desse tipo como o diabo da cruz.
Pessoas que têm o superego normal. Esses não matam gente mas também não sentem ataque de pânico depois que um pretê diz eu te amo. São pessoas mais equilibradas. Devem ser mais felizes.

Pessoas que têm o superego enorme. Essa sou eu. Evito machucar os outros (o que não quer dizer que eu nunca o faça). Mas me machuco muito. Há qualquer momento o meu superego se apodera do meu ser. Ele pode me atacar daqui há pouco e eu tenho medo dele. Estou aprendendo a dominá-lo. Quando sinto que ele se aproxima, eu grito, tal qual uma louca, “”superego, sai de mim que esse corpo não te pertence””. Mas pelo menos eu não corro o risco de matar ninguém. Uma neurótica normal. Com um superego maior que eu mesma. Ai, ai.

Deixe um comentário

