A mulher e a viradinha do pé

E o que os ligamentos têm a ver com isso!!! Mulheres sempre viram o pé. Na chuva, na rua ou na fazenda, elas sempre têm algum problema motor e torcem o pé. Assim, sem mais nem menos, no meio da rua.
Eu, por exemplo, já torci variadas articulações do corpo. Tornozelos, joelhos, dedos, pulso, dedo mindinho do pé, cérebro…praticamente não tenho mais nenhum ligamento no corpo. Quer dizer, no joelho eu botei um sintético. Fui comprar com o meu pai no Centro, antes da operação. Vinha numa caixa linda, com porcas e parafusos. Mas isso é outra história…
O problema da viradinha do pé é que sempre pega você desprevenida. Você está lá, toda toda, andando pela calçada. Quer dizer, às vezes você está até meio cabisbaixa. E de repente, não mais do que de repente, você cai. E fica humilhada, na sarjeta. Em algumas quedas você consegue não vir ao chão, ficando só no tropicão. Mas em várias, você cai, estatelada no chão.
E você pode estar com qualquer sapato: plataforma, chinelinho, tamanco, coturno, sandália, scarpin, mocassim, salto Anabela, tênis, havaiana, botão, descalça, salto cotoco. A altura do seu pé não faz diferença na hora da viradinha do pé. E da sua queda ao chão.
E qual a solução? Fazer balé quando criança, pensava eu, a cada vez que rompia um ligamento diferente. Maldita hora em que minha mãe me pôs na ginástica olímpica! Só que uma amiga que fez anos de balé, revelou que também virava o pé!
Então, pensei, o jeito é evitar os ortopedistas! Porque cada vez que você vai com o tornozelo inchado no pronto socorro eles querem botar aquelas botinhas de gesso. E obrigar você a tomar duas semanas de anti-inflamatório! Por isso, viva a compressa de gelo!

Deixe uma resposta

