As consumistas mimadas

Uma teoria sobre o excesso, a culpa e os ácaros. Somos consumistas. Compramos apenas por comprar, porque estamos tristes, alegres, com tédio, com vazio interior.
Até aí, isso não é novidade. Se você está deprimida e acha que comprar
uma blusa vai lhe fazer algum bem, tudo o que eu tenho a lhe dizer
é: compre, compre, compre. Impulso, consumo puro. Para que fingir que compramos uma bolsa    zebrada por necessidade?
Sim, há um lado medíocre nisso. E lemos livros do Dalai Lama para
nos libertarmos. Para que comprar? Que vazio queremos prencher? Ser menos consumista é uma meta. Meta inatingível a cada anúncio de uma nova coleção, bazar, liquidação, TPM, coração partido ou puro ócio.
Abro meu armário: dezenas de coisas inúteis compradas nos últimos meses, anos, segundos.
No fundo, há culpa. Da bolsa caramelo de tecido retrô que custou R$ 30 e eu nunca usei. Da bolsa de mão luxo que eu comprei em frente à estação de trem de Juiz de Fora num brechó pulguento. E eu nunca usei. Das sete sacolas fofas que eu usei, mas já enjoei. E a consequência da culpa: o seu armário lotado de ácaros e entulho.
Fazer uma limpa? Fazer uma limpa fará você se defrontar com a realidade – isto é, você é uma porca consumista. Suas bolsas. Seus trinta sapatos, suas roupas.
Todos inúteis.  Tenho um surto.
Abro meu guarda-roupa e me desfaço de tudo que
não quero. Porque enjoei. Porque eu comprei só por dia. E porque a bolsa retrô já cumpriu sua função, que não é de carregar coisas e sim de dar um prazer instantâneo no ato da compra.
É preciso assumir. É preciso completar o ciclo máximo do consumo. Enjoou, joga fora. Se desfazer de uma bolsa que você comprou e nunca usou é a constatação máxima de que “você não passa de uma consumista mimada. E isso dói. Mas, no fundo, é libertador.

Deixe um comentário

