O mundo rápido

E uma rápida inveja da vida simples. Noite dessas, numa festa junina no meio de um sítio numa bucólica cidade, um grupinho se juntou para falar teorias físicas. Uma delas falava da rotação cada vez mais rápida da Terra, um fenômeno horrível que estaria acontecendo. Não me lembro se tinha alguém meio budista no grupo, mas alguém começou a defender que o planeta rodava mais rápido porque as pessoas também estavam muito rápidas – sempre correndo para cá e para lá. E que se todos tivessem consciência disso e colaborassem, a Terra iria voltar para a sua rotação normal. Foi uma espécie de conversa sobre física e vida hippie.
Até que uma colega sábia se rebelou. Disse que já estava se sentido muito pressionada com a vida – porque tinha que pagar contas, ser incrível na profissão, cuidar do filho, fazer a janta, perder a barriga e parar de espremer espinhas. E que ela não queria mais esse encargo – algo bem simples como fazer um planeta girar menos rápido. Todos concordaram e fizemos um pacto – éramos cinco ou seis reunidos perto da fogueira em Paraíba do Sul: não iríamos ficar culpados e muito menos tentar fazer a Terra rodar mais devagar.
Voltando para casa, claro, nos perdemos. Paramos na beira de uma rua erma para perguntar para um casal de velhinhos que – onze horas da noite – chegava na sua casinha numa cidade do interior quase deserta. Eles foram simpáticos, nos desejaram boa viagem e ficamos apegadas. Pensamos até em chamar o casal para ser nosso amigo no Orkut – algo que provavelmente eles desconhecem e que não tem a menor importância. E ficamos com uma certa inveja do mundo simples, um mundo que anda devagar. Um mundo onde ninguém sabe que a Terra está girando mais rápido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s