Prendas domésticas masculinas

Pela obrigação de um curso para todos os machos! Quando eu era criança, nos grandes almoços de família na casa da minha avó, lá em Minas Gerais, havia ” uma cruel divisão de tarefas entre primos-e-primas. Eu e minhas primas tínhamos que colocar a mesa – e mesa das famílias antigas, daquelas grandes para caber todo o clã. E os meus primos eram responsáveis pelo refrigerante. Ou seja, enquanto nós estávamos arrumando os 30 pratos, talheres e copos, eles iam passear na rua. Tinham que ir até o boteco da esquina comprar bebidas fiado. Eles adoravam!
Assim eles cresceram e, provavelmente, nossos pretês também. Nunca tive irmãos. Mas, desde cedo, a minha mãe foi ensinando eu e a minha irmã a fazer tarefas domésticas básicas. Aprendemos a lavar louça, por exemplo. A tirar o pó. A fazer café. E – pelo que parece – os garotos da nossa idade não tiveram que passar por isso.
Por isso, quando vamos almoçar nos dias de hoje, muitas vezes a divisão de tarefas é exatamente essa. Você vai decidir e preparar o almoço
(mesmo que seja apenas descongelar aquela massa pronta que você comprou e usar um molho pronto) e colocar a mesa. (E depois tirar, lavar, passar e engomar). E ele vai cuidar das bebidas.
Não vou ser injusta. Muitos homens, hoje em dia, sabem cozinhar maravilhosamente. Mas a maior parte deles não sabe nem fritar ovo. E o que dirá arear panela, fazer “sobremesas ou lavar uma roupa. E quando falo lavar estou dizendo “”jogar tudo na máquina junto com o sabão e ligar””. Algo que, para muitos, é uma tarefa muito mais difícil do que decifrar o enigma da esfinge. E estou falando de homens inteligentes. ” E dar ordens para a diarista? Um drama. Outro dia uma amiga – no meio de
um super trabalho – teve que parar tudo que estava fazendo para ligar para a sua, pois seu esposo não se sentia capacitado para falar no telefone com a tal da Dona Zilá.
Uma colega, dia desses, estava revoltada. O namorado reclamou que quando chegava do serviço não tinha janta! E olha que ele era um moderno!
Vendo este trágico panorama, só me vem a cabeça a implantação de um curso de prendas domésticas para adolescentes do sexo masculino. Em que eles iam aprender a desvendar mistérios básicos. Como, por exemplo, como guardar a comida que sobrou. Sim, garotos, o alimento deve ser guardado num tupeware!!! O curso seria mais importante até que o serviço militar.
Chega de dar moleza para essa gente! Eu também quero servir as bebidas!
ps: E não que eu ache prendas domésticas algo horrível! Eu acabei da fazer mousse de chocolate delícia e estou indo atacá-la neste exato momento!

Deixe uma resposta

