A culpa mãe

E a dificuldade de se manter uma vida social. Quando você ingressa no maravilhoso mundo da maternidade, automaticamente começa a carregar com você a Culpa Mãe. Sempre que você vai sair à noite, por exemplo, fica culpada. Mesmo que você tenha passado o dia inteiro brincando com o seu bebê, tenha trocado dez fraldas e dado cinco mamadeiras.
Não tem jeito: na hora em que você resolve que vai pra balada, a tal da culpa começa a despontar. E ela pode se agravar muito, caso você resolva beber. Se você ficar bêbada então…a culpa vai te atormentar o resto do dia seguinte, juntamente com a ressaca.
O problema é que você não se acha uma mãe ruim. Aliás, você se considera uma mãe incrível, dentro dos seus limites humanos. Mas não quer ser uma mãe abnegada, que só pensa no filho. Só que as mães abnegadas fazem você se sentir culpada. Afinal, elas não saem nunca, porque querem ficar com o filho à noite. Mas eles não dormem à noite?, eu pergunto, pensando que quando eu saio meu bebê já está dormindo. Ah, mas aí eu já estou cansada, prefiro ficar em casa, dizem elas, cheias de orgulho de sua abnegação maternal.
E você nem acha isso normal. Nem você nem os homens, os pais. Afinal, você já viu algum pai deixar de sair à noite pra ficar com o filho em casa? Já ouviu algum cara recusar uma boa balada pra ficar brincando com o bebê? Só se eles não arranjarem com quem deixar.
Mas mesmo assim a culpa se manifesta. Só que aí sua analista fala: É ótimo para o seu filho você ter uma vida social. Você não vai sufocá-lo. E você marca a babá com menos peso na consciência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s