Pula a fogueira iaia!

Por Raq Affonso

Festa junina no colégio do filho. Eu, mãe trabalhadora, não fui em nenhuma festa ainda. Culpa, muita culpa. Nem na festa do Dia das Mães. Estava viajando a trabalho. Só fui numa reunião. Que tive que cantar uma música, junto com os outros pais, sentada na cadeira das crianças. Uma situação, no mínimo, peculiar.

Mas festa junina é outra história. Vai ser ótimo e ainda posso pintar um bigodinho nele. Daí começam os preparativos. Duas reuniões para decidir a decoração, quem vai fazer o que…Ah?! Reunião pra decidir a decoração?! Como assim?! Eu não vou. Comento com uma amiga que tem uma filha na mesma escola. Ela também não vai. Fico menos culpada.

Depois recebo uma circular com informações da festa. Cada pai deve escolher uma tarefa. Tinha até “filmagem”. Eu escolhi levar um prato de doces. Mais old school.

Outra circular. O evento vai retratar várias regiões do Brasil. Eu tenho que escolher qual região vou representar com o meu prato de doces.

Começo a ficar irritada. Escolho a região Nordeste, sei lá porque. “Por que você não escolheu Sudeste?!”, pergunta minha amiga. Sei lá, vai ver porque gosto de ir na praia da Bahia.

Um comitê de mães vai comprar prendas. Vai ter outra reunião.

Mas essa gente tá muito preocupada. Imagina quando os filhos forem casar! Eles vão fazer umas 30 reuniões!

Minha amiga avisa: “Escolhe logo o seu doce que as opções estão acabando!”. Como assim? “Tem vários tipos e você escolhe um”. Eu peço pra babá escolher. Tarde demais. Todos os doces fáceis já foram escolhidos. Sobrou “biscoito de castanha do Pará”. As mães que foram às reuniões devem ter alguma prioridade. As que foram na comissão das prendas então, vão poder levar Moça Fiesta. Eu não, vou ter que fazer biscoito caseiro de castanha do Pará.

“Calma, escola construtivista é assim mesmo”, avisa uma amiga. Começo a pensar. Será que em escola de padre eu também teria que fazer biscoitos com castanhas da região Norte?

Deixe uma resposta

