Porque odiar o Sartre e a Simone

Vamos lá. Esse foi o choque do ano e precisa ser registrado. “Como assim, você não sabia que o Sartre era um babaca?”, perguntam os amigos no Ritz. Não, eu não sabia. Li a Náusea, o Muro etc muito cedo porque tinha na estante de casa. Desde que me lembro por gente ouvia minha mãe louvar os livros auto-biográficos da Simone de Beuvoir.

Bem, aí eu li Téte-a-Téte, a biografia do casal. Já faz um tempo. Acho que não consegui escrever sobre isso antes porque foi traumático. Tive um ataque de angústia no meio da leitura (falo sério). Até que minha mãe, a mesma que era fã da Simone, me gritou via Embratal: “larga essa porra desse livro!”. Não conseguia largar. Foi horrível.

Acontece que o Sartre era um perverso. Um filho da puta que por ser feio demais só gostava de andar com gente bonita. Um idiota que se gabava por sustentar várias mulheres. E Simone, bem, era uma submissa de marca maior, que seduzia moças, que depois eram seduzidas por Sartre e piravam. Os dois trocavam cartas metendo o pau nas garotas. Idiotas!!!

Passei a não querer “fazer a Simone” por nada desse mundo. Fingir que ta tudo bem quando não está? Participar de perversidades alheias? To fora. E como canta meu amigo Xico: “Sartre acabou com a minha juventude, agora eu vivo em Acapulco com o Elvis”. Sampleio o amigo. “Simone de Beuvoir acabou com a minha juventude. Agora eu quero morar na praia ouvindo música punk brega”.

E como concluí com o amigo em uma conversa, proibirei meus filhos (se uns dias eu os tiver) de ler qualquer coisa desses franceses babacas. Odeio.

PS. Tá, eles talvez fossem gênios. Mas gênios babacas e perversos.. Tô fora.

(Nina Lemos)

Deixe uma resposta

