Caminhando e cantando

O bicho está pegando no campus da USP. Estudantes ocuparam a reitoria numa manifestação que entre outras coisas, queria a anulação de um decreto do governador José Serra, que cria a Secretaria de Ensino Superior, a qual a USP ficaria subordinada.

O que mais chamou a atenção, não foram as reivindicações dos estudantes. Até porque, nem os reitores das universidades estavam de acordo com elas. O que mais espantou foi a nova cara do movimento estudantil.

Eles são super organizados. Na ocupação não entra bebida alcóolica e drogas. Cigarro, só em lugar aberto. Nas refeições, rola suco de caju. E eles ouvem hinos do movimento estudantil da época da ditadura, como “Pra não dizer que não falei de flores”, do Geraldo Vandré. E um dos estudantes ocupacionistas ficou encarregado de cuidar do jardim da reitoria, pras flores não murcharem.

Nós nunca participamos de movimentos estudantil. Somos filhos meio traumatizados da ditadura. Uma de nós teve que apertar a mão do presidente Figueiredo quando ele visitou a escola dela, no começo dos anos 80.

Mas esse novo movimento estudantil está muito coxinha. Nada contra o suco de caju e tudo contra o “Caminhando e cantando”, mas parece que os estudantes não sabem muito bem o que estão reivindicando. E que estão adorando “brincar” de invasão da reitoria. Numa matéria da Folha, um deles contou à repórter: “A gente não sabe muito o que é ser rebelde. Só sabe que é contra o decreto do Serra. O resto, estamos aprendendo”.

Legal tentar aprender. Mas talvez valesse à pena se mobilizar por algo que você realmente acredite. E com uma trilha sonora decente, por favor.

(por Raq Affonso)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s