Crônicas de um país bem grande

Tem certas épocas da vida em que você passa por uma entressafra de livros. Não desejada, é claro. Você só compra livros chatos. Que te dão uma enorme preguiça e empacam toda a fila. E fazem você tomar uma atitude radical para quebrar a sina: apelar para o livro do pretê.

Sim, apelar para o livro do pretê pode ser um puro ato de descontrol ou um puro ato de desespero. Afinal você não gosta muito de biografias e conflitos políticos internacionais. Mas você vê um livro que tem uma garrafa de ketchup na capa. E isso te chama a atenção.

E você dá de cara com Crônicas de um país bem grande, de Bill Bryson (Companhia das Letras). Bill nasceu nos Estados Unidos e até tentou se livrar de escrever as crônicas que compõe esse livro (e que foram originalmente publicadas numa revista na Inglaterra). Mas não conseguiu. Ainda bem.

Depois de morar 20 anos na Inglaterra e voltar pros EUA, Bill (como é chamado por todos na Ámerica) mostra toda a estranheza que é voltar pra sua terra natal depois de alguns anos. Contando assim, parece a coisa mais chata do mundo. Mas não é! Esse livro conseguiu quebrar a maratona de terríveis livros que eu estava lendo.

Uns trechos:

“Um dos bares desta doce e bem-comportada cidade onde moramos, em New Hampshire, houve por bem colocar avisos sobre as mesas….os avisos diziam: “Nós levamos nossa responsabilidade à sério. Dessa forma, limitamos o consumo de cada cliente a um máximo de três bebidas. Agradecemos pela compreensão”. Quando um bar começa a lhe dizer que você tem de sair depois de tomar apenas três garrafinhas de cerveja, você percebe que está acontencendo algo. Mas para meu imenso espanto, descobri que quando um americano nos convida para uma cerveja, ele quer dizer precisamento isso – uma cerveja. Você ingere pequenos goles por 45 minutos e depois o companheiro diz “Ei, isso é divertido, vamos fazer de novo no ano que vem”. Não conheço ninguém – ninguém – ousado a ponto de consumir três bebidas de uma só sentada”.

God save America.

(Raq Affonso)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s