A pior virada cultural de todos os tempos

Um ano depois, agora que tudo passou, ela lembra. E ri francamente com as amigas do que aconteceu. Como é bom saber que no fim a gente acaba sempre rindo muito de tudo isso. Salve, salve. Que alívio. Vem que eu encaro. Depois eu vou rir mesmo. Então, venha.

Mas aconteceu na Virada Cultural do ano passado. Uma desgraça de uma sacanagem inacreditável. Uma patetada que não deve acontecer depois dos 20 anos. E isso hoje virou piada. Com a aproximação do evento anual paulistano, todos resolveram lembrá-la do fato. E qualquer assunto sobre a virada acaba com alguém dizendo: “lembra do que aconteceu ano passado?”. Ela ri. E sim, lembra.

A moça tinha marcado de ir na Virada Cultural com um pretê. Pegou um táxi. Ficou presa no engarrafamento. Estava quase chegando quando ele ligou. Disse que estava deprimido, acabado, ia embora, sabe, estava tão triste que não dava conta de tanta confusão. E ela acreditou. A otária. Voltou para casa no mesmo táxi conversando com o pretê, um telefonema que começou com um ataque de raiva dela e acabou com um “eu entendo, você precisa fazer análise, se tiver muito mal de madrugada me liga”.

Bem, todos os amigos já tinham ido para a Virada Cultural. E ela ficou em casa sozinha. Só que recebeu um telefonema da amiga: “você não vinha com o fulano?” “Ia, mas ele ficou deprimido e foi embora”. “Não, ele acabou de passar por mim com a maior galera.” Choque. Desilusão, desilusão. Ou como canta Caetano em um samba antigo gravado em seu disco Zi e Zie: “Não, eu não podia me enganar assim, com uma criança qualquer.”

Foi ridículo. Depois disso, claro, ela nunca mais viu o cara. Fugiu dele como o diabo da cruz. Recusou um convite de amizade no Facebook. E ri, ri, e ri. E pensa no mico: “eu fiz um papel de um garotinho”. A vida é muito, mas muito engraçada. Mesmo. Principalmente depois que passa. E fica um lembrete: se algum pretê disser que está deprimido na Virada Cultural, tenha certeza: É CAÔ.

(Nina Lemos)

Deixe uma resposta

