Eu uso óculos escuros para minhas lágrimas esconder

Certa vez uma amiga, ao tomar um fora de um garoto depressivo, chorou tanto, mas tanto, que a conversa foi interrompida pela seguinte frase dita pelo menino: “queria te avisar que você está chorando por um olho só”. Sim, a moça chorou de um tanto que entupiu seu canal lacrimal! Isso aconteceu faz muito tempo. Mas é piada até hoje.

Nós, os que choramos, sabemos que em algumas horas da vida o melhor é liberar as lágrimas, inclusive porque não temos a capacidade de contê-las. Se as lágrimas nos impedem de viver? Nãoooo. Acordamos chorando, tomamos banho chorando, tomamos café da manhã chorando, trabalhamos chorando, fazemos a unha chorando, lemos chorando. Não faltamos a nenhum compromisso de trabalho. Não. O problema é quando ele é de noite e não podemos usar nossos óculos escuros. Aí, o que fazemos? Um milagre! Conseguimos segurar as lágrimas e pensar em outra coisa. É legal chegar em casa e pensar: nossa, eu não choro faz quatro horas! Um recorde!

Se é bom chorar? Não, o ruim é ter motivos para chorar (como o meu pai me escreveu quando eu ainda era bebê, oferecendo o ombro e liberando meu choro pelo resto da vida). Mas acontece. Tem gente que não consegue chorar. Mas tem gente que não consegue fazer um monte de coisas. E outras que vão lá, encaram o amor, o riso quando é o caso. E o choro quando é o caso.

Sorte. Muita sorte nessas horas, é ter maravilhosos óculos escuros. Como meu novíssimo rayban Jackie O vermelho. Ele é enorme. Dá para chorar um monte embaixo deles. Tão grande que dá para deixar as lágrimas começarem a escorrer.

(Nina Lemos)

Deixe uma resposta

