Procurando um apê

Como o sonho da casa própria pode ser difícil
Procurar um apê pra alugar é muito difícil. Mas pra comprar, é pior ainda. Porque se você alugar um que esteja meio detonado, seja um pouco barulhento, beleza. Você vai morar meio mal, mas pelo menos ele não é seu. Já se você comprar um meio detonado, você terá que se livrar dele depois. O que deve ser ainda mais difícil.
Mas realizar o sonho da casa própria demora. E com o tempo de procura você vai ficando expert em assuntos imobiliários. Uma amiga ficou um ano procurando. Se bobear, daqui a pouco eu bato o recorde dela.
–    Os anúncios no jornal são um bom começo. Mas o melhor é andar perto do lugar que você quer morar e olhar as placas no prédio. Porque no anúncio, o apartamento sempre parece ser ótimo. Mas quando você vai ver, alguns são horríveis.
–    Quando o preço é muito bom, alguma coisa tem de errado. Ou o prédio está com algum problema, ou o condomínio é caríssimo, ou o dono do apê tem dívidas e problemas com a escritura.
–    Os corretores imobiliários podem te ajudar. Mas também podem te irritar profundamente. Porque você pede para ver apartamentos de uma faixa de preço. E ele vai querer te empurrar alguma coisa bem mais cara. Quando você percebe, está vendo apartamentos muito mais caros. Por isso, cuidado com esse truque.
–    Outro truque das agências é botar um anúncio de um apartamento ótimo e quando você liga, ele já foi vendido. Daí você pergunta: Como foi vendido se o anúncio saiu no domingo e hoje é segunda de manhã? Os imóveis estão sendo vendidos muito rapidamente! Você não quer ver um outro igual a esse, só R$20 mil mais caro?
–    Os anúncios de apê são quase códigos indecifráveis. DE significa quarto de empregada. Rico em AE é que tem armário embutido. AU significa o tamanho real do apartamento. Porque se ele tem 100 metros, na verdade ele não tem 100 metros. Porque o tamanho da vaga está incluído aí. Então, a AU é a que vale.
–    E muito cuidado na hora de assinar papéis e fazer pagamentos. Porque depois que você dá o sinal, se tiver alguma coisa errada com o apê, é super difícil de recuperar o dinheiro. E nessa hora, os corretores não vão ajudar em nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s